sábado, 9 de outubro de 2010

"Grandes Mulheres da História"

BERTHA LUTZ

Bertha Maria júlia Lutz nasceu em São Paulo, em 1894 e foi uma das figuras pioneiras do feminismo no Brasil.
Formou-se em Zoologia na Sorbonne, em Paris. Em 1919, época em que a carreira do funcionalismo público era vedada às mulheres, tornou-se secretária do Museu Nacional do Rio de Janeiro.
Berta criou as bases do feminismo no Brasil, após ter contato com movimentos feministas na Europa e nos Estados Unidos. Em 1922, fundou a Federação Brasileira para o Progresso Feminino após representar o Brasil na assembléia geral da Liga das Mulheres Eleitoras, realizada nos Estados Unidos, onde foi eleita vice-presidente da Sociedade Pan-Americana.
Organizou o I Congresso Feminista do Brasil. Na Organização Internacional do Trabalho, discutiu problemas relacionados à proteção do trabalho feminino. Em 1929, participou da Conferência Internacional da Mulher, em Berlim. Ao regressar, fundou a União Universitária Feminina. Em 1932, criou a Liga Eleitoral Independente e, no ano seguinte, a União Profissional Feminina e a União das Funcionárias Públicas.
1933,bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro e publicou A nacionalidade da mulher casada, na qual defenda os direitos jurídicos da mulher. Foi eleita suplente de deputado federal em 1934 após fracassar em duas eleições. Em 1936, assumiu o mandato. As principais bandeiras de lutam eram mudanças na legislação trabalhista com relação ao trabalho feminino e infantil e até mesmo a igualdade salarial. Em 1937, com o golpe do Estado Novo, perdeu o mandato.
Em 1975, Ano Internacinal da Mulher, integrou a delegação brasileira à Conferência Mundial da Mulher, realizada no México. Morreu no Rio de Janeiro, em 1976.

Nenhum comentário: