domingo, 27 de dezembro de 2009

Bossa Nova em 12 Capítulos

I Capítulo

Uma Bossa Nova

É praticamente impossível precisar quando surgiu a Bossa Nova.
Ela não começou especificamente num lugar, numa data específica.
A rigor, ela não é sequer um gênero musical, mas o tratamento que se dá a uma música, em termos de batida e de ritmo.
O termo "bossa", na gíria da juventude do Rio de Janeiro no final da década de 1950, significava um modo, um "jeito" de fazer as coisas, mas a palavra já aparecera na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa:
A Bossa Nova foi, então, a forma como um grupo de jovens da zona sul carioca denominou a ruptura com as fórmulas tradicionais de composição e instrumentação da música popular brasileira da época, caracterizada pela tristeza e melancolia das letras, pela repetição dos ritmos "abolerados" e dos "sambas-canção".
Cansados da mesmice, estes jovens da elite econômica e cultural, ouvintes do jazz e amantes da música erudita, mas inflluenciados também pelo samba nascido nos morros e nos subúrbios, passaram a criar novas composições com diferentes harmonias, poesias mais simples, novos ritmos. Canções mais intimistas, mais refinadas, mais alegres, otimistas.
O disco Chega de Saudade, lançado em 1959 com composições de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Newton Mendonça, Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli, ao lado de autores tradicionais, como Ari Barroso e dorival Caymmi, interpretadas por João Gilberto, é considerado por muitos o marco fundador da Bossa Nova. Uma de suas faixas, "Desafinado", viria a se tornar um clássico.

Nenhum comentário: