segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Capítulo IV

O Grande Maestro

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim é considerado o maior nome da Bossa Nova, e um dos principais compositores brasileiros de todos os tempos. Compositor, arranjador e maestro carioca (1927-1994).
Aluno de piano de Hans Koellreutter, compositor alemão, introdutor da música dodecafônica no Brasil, Tom Jobim começou a ganhar a vida como pianista de casas noturnas, no Rio de Janeiro.
Seu primeiro sucesso veio em 1954, com a música Teresa da praia (em parceria de Billy Blanco), gravada pela dupla Dick farney e Lúcio Alves. Dois anos depois, compõe músicas para a peça Orfeu da Conceição, de Viníus de Moraes. Em 1958, várias de suas composições são incluídas no LP Canção do Amor Demais, de Elizeth Cardoso, considerado o prenúncio da Bossa Nova.
Em 1962, compõe com o parceiro Vinícius de Moraes Garota de Ipanema. No mesmo ano participa do Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall de Nova York. Grava nos EUA e alcança sucesso internacional. Em 1967, sai o disco Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim. Trabalha com músicos como Stan Getz, Ella Fitzgerald, entre outros. É autor de clássicos da MPB como Desafinado e Samba de Uma Nota Só (Com Newton Mendonça), Corcovado, Sabiá e Retrato em Branco-e-preto (Com Chico Buarque, e Águas de Março. Compõe também músicas para concerto e trilhas sonoras para cinema e televisão. Em 1994, participa do disco Duets II, de Frank Sinatra. Morre em Nova York, aos 67 anos.

Nenhum comentário: