segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Capítulo VII

A Musa

Nara Lofego Leão é considerada a "musa" da Bossa Nova. Nascida no Espírito Santo em janeiro de 1942, mudou-se com apenas um ano para o Rio de Janeiro.
Aos 14 anos, em 1956, Nara Leão iniciou estudos de violão na academia de Carlos Lyra e Roberto Menescal. Mais tarde, tornou-se professora da academia.
A bossa Nova nasceu em reuniões no apartamento de Nara, em Copacabana, durante reuniões em que compareciam nomes como Roberto menescal, Carlos Lyra, Sérgio Mendes e Ronaldo Bôscoli.
No fim dos anos 1950, Nara foi repórter do jornal "Última Hora". A estréia como cantora profissional se deu quando da participação, ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, na comédia Pobre Menina Rica (1963). Mas a consagração efetiva ocorre após o movimento militar de 1964, com a apresentação do espetáculo Opinião, ao lado de João do Vale e Zé Keti, um espetáculo de crítica social à dura repressão imposta pelo regime militar. Maria Bethânia, por sua vez, a substituiria no ano seguinte, interpretado carcará, pois Nara precisara se afastar por problemas de saúde.
Dentre as suas interpretações mais conhecidas, destaca-se O barquinho, A Banda e Com Açucar e com Afeto - feita a seu pedido, por Chico Buarque, cantor e compositor a quem homenagearia nesse disco homônimo, laçado em 1980.
Morreu na manhã de 7 de junho de 1989 vítima de um tumor inoperável aos 47 anos de idade. Seu último disco foi My foolish heart, lançado naquele mesmo ano, interpretando versões de clássicos americanos.

Nenhum comentário: