segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Capítulo IX

A Grande Dama

Elizeth de Moura Cardoso, nascida em 1920, na cidade do Rio de Janeiro, foi uma das grandes intérpretes da Bossa Nova.
Seu talento musical foi descoberto aos dezesseis ano, quando comemorava o aniversário. Foi então convidada para um teste na Rádio Guanabara, pelo chorão Jacob do Bandolim.
Nos anos 30 e 40 Elizeth Cardoso trabalhou em várias rádios, boates, casas noturnas, foi crooner de orquestra e emplacou seu primeiro sucesso, "Canção de Amor" (Chocolate/ Elano de Paula). Elizeth migrou do choro para o samba-canção e deste para a Bossa Nova gravando, em 1958, o antológico disco "Canção do Amor Demais", com músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, considerado marco inaugural do movimento. No ano seguinte continuou atuando ao lado dos compositores da Bossa Nova, e gravou músicas para o filme "Orfeu do Carnaval".
Nos anos 60 apresentou o programa de televisão Bossaudade (TV Record, Canal 7, São Paulo). Em 1968 apresentou-se num espetáculo que foi considerado o ápice da carreira, com Jacob do bandolim, Época de Ouro e Zimbo Trio, no Teatro João Caetano. Em abril de 1965 conquistou o segundo lugar na estréia do I Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) interpretando "Valsa do Amor Que Não Vem" (Baden Powell e Vinícius de Moraes); o primeiro llugar foi da novata Elis Regina, com "Arrastão".
Morreu em 7 de maio de 1990, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: