segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Capítulo X

O Sinatra Brasileiro

Farnésio Dutra e Silva nasceu em novembro de 1921. Aos 24 anos adotou o nome artístico de Dick Farney, com o qual ficaria conhecido no Brasil e no exterior como dos intérpretes da Bossa Nova.
Na juventude Dick Farney inspirava-se em Frank Sinatra para cantar, ao ponto de o chamarem de "O Sinatra Brasileiro". Havia até um fan Clube, de carterinha tudo: "Sinatra-Farney Fan Club".
Aos vinte cinco anos foi para os Estados Unidos, contratado pela cadeia de rádio NBC. Lá, se apresentou com Nat King Cole, Davis Brubeck e Bill Evans. Foi elogiado pessoalmente por Sinatra. Voltando ao Brasil, emocionou milhões de corações com "Somos Dois", "Marina", "Copacabana", "Nick bar", "Aeromoça", "Não tem Sollução", "A saudade mata a gente", " Tereza da Praia", "Uma loira", "Um Cantinho e Você" e tantas outras músicas.
Nos anos 50 envolveu-se com a bossa nova, interpretado clássicos como "Tereza da Praia" (Tom Jobim/Billy Blanco), em dupla com Lúcio Alves. Participou também da primeira grvação da "Sinfonia do Rio de Janeiro", de autoria da mesma dupla, em 1954. Nos anos 60 e 70 excursionoou por diversos pa´ses, fez programas de televisão e foi dono de boates em São Paulo.
Dick Farney morreu em 4 de agosto de 1987, aos 65 anos.

Nenhum comentário: