segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Capítulo II

Os Maiores Intérpretes

Além de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, Newton Mendonça, Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli, vários nomes se destacaram como compositores da Bossa Nova, entre eles: Baden Powell, Roberto Menescal, Oscar Castro Neves, Sérgio Ricardo, Luís Bonfá, Geraldo Vandré e João Donato, Chico Buarque. Também muitos intérpretes tiveram seus nomes para sempre ligados ao movimento, entre os quais se destacaram as cantoras Sylvia Teles, Nara leão, Elizabeth Cardoso e Alaíde Costa e os conjuntos Quarteto em Cy, Sexteto Bossa Rio, Tamba Trio e Zimbo Trio.
Dolores Duran, Maysa, Billy Blanco, Juca Chaves e Lúcio Alves são alguns dos intérpretes que se deixaram influenciar pela Bossa Nova.
Outros foram divulgadores nos Estados Unidos, como Maria Helena Toledo, Astrud Gilberto e Sérgio Mendes.
Ainda hoje a Bossa Nova mantém uma grande força. Roberto Menescal escreveu em depoimento à publicação 50 anos de Bossa Nova, da Editora Fred Rossi:
"Poucos anos atrás, ou seja, no final do século passado, na Europa e Japão, principalmente, começou um movimento de uma música mais dançante, ligado à Bossa Nova, fazendo uma fusão com a música eletrônica e DJs. Com isto, compositores vários da Bossa, como Joyce, Marcos Valle, Jobim, etc., tiveram suas músicas regravadas e lançadas nessa nova onda, fazendo com que milhões de jovens saíssem dançando e cantando cações compostas há mais de 40 anos, como se fossem feitas para eles hoje em dia".

Nenhum comentário: