quarta-feira, 13 de abril de 2011

DANDARA

Dandara foi a primeira e única mulher de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, Alagoas, onde chegaram a viver 50 mil pessoas.
Não há registro da data e local de seu nascimento. É possível que tenha nascido no Brasil. As poucas informações disponíveis indicam que poderia ter se estabelecido no Quilombo dos Palmares ainda menina.
Mãe de três filhos, guerreira valente, Dandara foi uma das mais importantes mulheres negras na luta contra a escravidão no Brasil. Ao lado de Zumbi, Ganga-Zumba e tantos outros, participou de todos os ataques e defesas da resistência no Quilombo. Como líder que era, posicionou-se ao lado de zumbi contra o tratado de paz assinado por ganga-Zumba com o governo português.
Para Dandara, o ideal de liberdade estava acima de tudo. Chegando perto da cidade do Recife, depois de vencer várias batalhas, Dandara, junto com outras lideranças, chegou a pedir a Zumbi que invadisse Recife. mas o líder considerou que a luta seria desigual e a derrota, certa. Ele não tinha navios e outros equipamentos que o inimigo possuía. Para Dandara, a paz em troca de terras no Vale do Cacau era a destruição da República de Palmares e a volta à escravidão.
Dandara fo morta, com outros palmarinos, em 6 de fevereiro de 1694, após a destruição da Cerca Real dos Macacos, que fazia parte do Quilombo dos Palmares. Outra versãp afirma que ela se matou, jogando-se da pedreira mais alta de Palmares, para não voltar à condição de escrava.

Nenhum comentário: