quarta-feira, 13 de abril de 2011

JOANA D'ARC

Joana D'arc (Jeanne D'arc, em francês), a santa padroeira da França, nasceu em 6 de janeiro de 1412 na localidade de Domrémy-la-Pucelle em plena guerra dos cem anos entre a França e a Inglaterra.
Descendente de camponeses, aos 13 anos, praticamente analfabeta, alegava ouvir vozes sagradas que a orientam a lutar para salvar a França dos Ingleses. Sia missão: coroar o príncipe herdeiro do trono, Carlos.
Decidida a cumprir sua missão, partiu para Vaucouleurs. Enquanto aguardava uma proposta do nobre roberto de baudricourt, a quem pedira autorização para chefiar um exército, Joana passou a recrutar soldados para a sua causa, conseguindo crescentes adesões.
Ao tomar conhecimento de que grande número de soldadosjuravam lealdade a Joana, Baudricourt finalmente cedeu. Com seu exêrcito, Joana D'arc se dirigiu ao castelo de Chinon, quartel-general de Carlos juntamente com o duque de Anjou. Após muita resistência, pois Carlos a julgava louca, obteve a benção e equipamentos de Carlos. Na batalha de orléans, apesar da grande disparidade entre o número da soldados e de armas, a força, coragem e garra de Joana foram decisivas, obrigando os ingleses a recuar, após vários dias de batalha.
Após uma grande vitória da França sobre a Inglaterra, em julho de 1429, Joana D'arc coroa o prícipe Carlos na catedral de Notre-Dame, mas não cessou sua ofensiva militar, invadindo Paris em setembro de 1429, onde foi derrotada. Em nova tentativa militar, na cidade de Compiégne, foi presa pelos borgonheses, seus adversários e vendida aos ingleses, aos 17 anos. Em 1430 foi julgada e condenada por um tribunal inglês, por heresia e assassinato. Foi queimada viva em 31 de maio de 1431, aos 19 anos.

Nenhum comentário: