quarta-feira, 13 de abril de 2011

MAYSA

Nascida no dia 6 de junho de 1936 na cidade do Rio de Janeiro, Maysa Figueira Monjardim Matarazzo mudou-se aos três anos de idade para São Paulo, pois seu pai, Alcebíades Monjardim, Fiscal de Rendas, havia sido transferido para esta cidade.
Seu pai era membro de uma rica e tradicional família do Espírito Santo. Apesar da oposição inicial dos pais, Maysa casa-se, aos 18 anos, com André Matarazzo - um dos herdeiros da família Matarazzo (milionários industriais paulistas descendentes do Conde Matarazzo) - quase 20 anos mais velhos do que ela.
Desde adolescente, maysa já gostava de cantar em festas familiares e compor algumas músicas, além de tocar piano. Aos 12 anos, compôs o samba-canção "Adeus". Em 1956, já grávida de seu único filho, Jayme Monjardim, conheceu o produtor Roberto Côrte-Real que, encantado com sua voz, quis contratá-la para gravar um disco. Após o nascimento de seu filho, Maysa gravou o primeiro disco, lançado em 20 de novembro de 1956.
André Matarazzo se opunha à carreira artística da esposa, o que o levou à separação, após dois anos de casamento. Profundamente abalada, Maysa mudoou-se parao Rio de Janeiro, onde passou a se relacionar com a "turma da bossa nova". Namorou o produtor Ronaldo Bôscoli, que estava noivo de Nara Leão. Numa entrevista coletiva, no Aeroporto do Galeão, anuciou seu noivado com o jornalista/compositor, para decepção de Nara, que estava no aeroporto.
Maysa passou a ter problemas com a bebida e a se envolver em casos amorosos explorados pela mídia.
Maysa gravou várias canções de Tom Jobim e de Vinicíus de Moraes, como Água de Beber, Eu Sei que Vou Te Amar, As Praias Desertas, Eu não Existo sem Você, Bonita, Caminhos Cruzados, Dindi, Bom Dia, Tristeza,Chega de Saudades. Seu repertório característico ficou marcado pelas músicas de "fossa", que falavam dos desencontros do amor.
Maysa morreu no Rio de Janeiro, vítima de um acidente na Ponte Rio-Niterói, em 22 de janeiro de 1977.

Nenhum comentário: