quarta-feira, 13 de abril de 2011

MERCEDES SOSA

Mercedes Sosa nasceu no dia 9 de julho de 1935 na cidade de San Miguel de Tucumán, Argentina.
Mercedes nasceu no dia da Declaração da Independência argentina, na mesma cidade onde foi assassinada. Patriota, foi também uma árdua defensora do Pan-americano e da integração dos povos da América Latina. Em sua infância sofreu grande influência do peronismo, então difundido nas escolas e nos meios de comunicação como a imprensa, o cinema e o rádio.
Cantora com origens na música folclórica argentina, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva canción. Apelidada de La Negra pelos fãs devido à ascendência ameríndia (e não devido aos longos cabelos negros, como alguns acreditavam), ficou conhecida como a voz dos "sem voz". Iniciou sua carreira em 1950, aos 15 anos, vencendo uma competição de canto organizada por uma emissora de rádio e ganhou um contrato para cantar por dois meses.
Gravou seu primeiro álbum (La voz de la zafra), em 1959. Tornou-se conhecida entre os povos indígenas da argentina por sua participação no Festival Folclórico Nacional. A partir daí, inicia uma longa carreira, muito popular em seu país, na América Latina e na Europa. Em 1971 grava um tributo à cantora e compositora chilena Violeta Parra, ajudando a popularizar a canção "Gracias a la vida".
Nos anos seguintes, Sosa interpreta um vasto repertório de estilos latino-americanos, gravando, ao longo do tempo, tanto com artistas argentinos como estrangeiros, incluindo brasileiros como Chico Buarque, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gal Costa, Sting, Andrea Bocelli, Luciano Pavaroti, Nana Mouskouri, Joan Baez, Silvio Rodriguez e pablo Milanés. Mais recentemente, grava com a colombiana Shakira, cantora latino-americana de maior sucesso no exterior.
Durante a ditadura militar argentina, após ser presa em pleno palco, Mercedes Sosa se refugia para Paris e Madri. Retorna à Argentina em 1982. Amplia seu repertório, gravando até mesmo um dueto com a sambista Beth Carvalho, entitulado "So le pido a Dios".
Sempre engajada politicamente, opõs-se ao governo de Carlos Menem (1990-2000) e apoiou os candidatos peronistas, inclusive Nestor e Cristina Kirschner.
Faleceu em 4 de outubro de 2009, na cidade de Buenos Aires, aos 74 anos de idade.

Nenhum comentário: