quinta-feira, 14 de abril de 2011

ROSA LUXEMBURGO

Rosa Luxerburgo, nascia na cidade polonesa de Zamosc, em 5 de março de 1871, foi uma filósofa marxista e militante revolucionária ligada à Social-Democracia do Reino da Polônia (SDKP), ao Partido social-Democrata da Alemanha (SPD) e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha. Participou da fundação do grupo de tendência marxista do SPD.
Fundou juntamente com Karl Liebknecht, a Liga Espartaquista, em razão do SPD ter apoiado a participação alemã na Primeira Guerra Mundial. Em 1 de janeiro de 1919, a Liga transformou-se no Partido Comunista da Alemanha (KPD). KPD.Em novembro de 1918, ela havia findado o jornal Die Rote Fahne (A Bandeira Vermelha), para servir de apoio aos ideais da Liga.
Em 1919, após uma tentativa de levante liderada pela Liga Espartaquista, berlim encontrava-se em estado de sítio. Havia oferta de recompensas a quem denunciasse Rosa, Liebknecht e seus companheiros. Em 15 de janeiro de 1919, eles são presos, na companhia de Wilhelm Pieck, sendo levados pelos paramilitares Freikorps, que mais tarde apoiariam os nazistas. Pieck consegue fugir. Rosa e Karl são barbaremente agredidos, depois baleados na cabeça e o corpo de Rosa atirado nas águas frias do canal landwehr. Em 1999, investigação do governo alemão demonstrou que a ordem para o assassinato partira dos governantes social-democratas.
O epitáfio de Rosa Luxembrugo, escrito por Bertolt Brecht, diz:
"Aqui jaz
Rosa Luxemburgo,
judia da Polônia,
vanguarda dos operários alemães,
morta por ordem dos opressores.
Oprimidos,
enterrai vossas desavenças!"

Nenhum comentário: