quarta-feira, 13 de abril de 2011

OLGA BENÁRIO PRESTES

Olga Gutmann Benário nasceu em Munique, Alemanha, em 12 de fevereiro de 1908, tornando uma mulher linda, alta, de cabelos escuros e olhos azuis.
Na Alemanha, Olga ascende dentro do movimento revolucionário comunista depois dos conflitos de rua contra milícias de extrema-direita no bairro de Kreuzberg, em 1919. Presa, foi acusada de alta traição à pátria, mas logo é solta, mas Otto Braun, seu namorado com quem havia sido presa, não. Junto com seus colegas de militância, planeja então o assalto à prisão de Moabit que libertaria Braun. Logo depois, ambos fogem para a União Soviética, onde é graduada pelo KOMINTERN - a Terceira Internacional - recebeu a mais importante tarefa de sua vida: participar da realização de uma revolução comunista no Brasil.
Olga recebeu a missão de proteger Luís Carlos Prestes, líder do movimento que entrou para a história brasileira como "Intentona Comunista", com o qual viria a casar-se, tornando-se Olga Benário Prestes. Eles chegaram ao Brasil com documentos falsos em abril cladestinidade. Militante qualificada e capaz, Olga foi fundamental para o desenvolvimento das atividades do Partido Comunista no período.
Com o fracasso da Intentona Comunista, Prestes e Olga conseguiram ainda viver na cladestinidade, mas foram presos em março de 1936. Olga, grávida de sete meses, é ameaçada de deportação para a Alemanha de Hitler, o que seria uma sentença de morte. Apesar de um grande movimento na Europa pela sua libertação, ela é entregue a Hitler por Vargas. Na Alemanha, em pleno campo de concentração, Olga Benário tem sua primeira e ínica filha, Anita Leocádia, uma alegria no meio de tanto sofrimento.
Olga Benário foi morta por um gás letal, no campo de extremínio de Bernburg, em 23 de abril de 1942, após passar por vários campos de concentração. Sua morte não apagou da memória coletiva seu exemplo de luta, dedicação e sacrifício por um ideal.

Nenhum comentário: